Se você quer fortalecer e desenvolver a panturrilha, o aparelho Smith pode ser uma ferramenta útil em sua rotina de treinamento.
Um dos exercícios mais eficazes para trabalhar essa região é a elevação de panturrilha em pé no aparelho Smith.
exercício e garantir que esteja utilizando a carga e a técnica corretas.
Exercícios para fortalecer e desenvolver a panturrilha Utilizando o aparelho Smith
Nesse exercício, você começa colocando uma barra na posição mais baixa do aparelho Smith e acomodando-a em cima dos ombros, com as mãos segurando a barra na altura do peito.
Em seguida, posiciona-se na plataforma do aparelho com os pés afastados na largura dos ombros e eleva o calcanhar até ficar em ponta de pé.
Mantenha a posição por alguns segundos e, em seguida, abaixe o calcanhar até a posição inicial. Repita o movimento em séries de 10 a 15 repetições, aumentando gradualmente a carga à medida que for ficando mais forte.
Esse exercício é excelente para tonificar a panturrilha e melhorar sua resistência, além de ajudar a prevenir lesões nessa região.
Não se esqueça de consultar um profissional de educação física para orientá-lo na execução correta do
Aparelho Smith
O Aparelho Smith proporciona a este exercício uma ótima variação, pois, é executado em pé levando sobre si o peso do corpo e também o peso extra colocado na barra.
O Smith dá a possibilidade de direcionamento dos pés, colocando o corpo retilíneo.
Este aparelho proporciona ao executando do exercício uma melhor segurança pelo fato de não movimentar a coluna erroneamente (desde que se aprenda desde o início corretamente).
Pode ser utilizado uma base para o posicionamento dos pés, neste caso foi utilizado um step com um sobrepeso para evitar que vire.
Panturrilha
Muita gente fala: “minhas panturrilhas não crescem!”, isto não é totalmente verdade, a panturrilha é um músculo que consegue suportar grande carga, para isso é necessário conhecê-la um pouco e assim exercitá-la corretamente levando o músculo a um estímulo correto, então vamos lá!
A panturrilha é um dos músculos mais difíceis de se desenvolver, isso porque muitos não conhecem a biomecânica da musculatura.
Para que se tenha um bom resultado as panturrilhas precisam de grande volume de treino e grande sobrecarga, havendo assim sua total estimulação.
Quando exercitamos a panturrilha estamos envolvendo os músculos gastrocnêmio cabeça medial, gastrocnêmio cabeça lateral e Sóleos.
Para um bom desenvolvimento destes músculos precisamos realizar exercícios corretos que os ative, são muitos os exercícios e suas variações, aqui mostro um deles!
O exercício para panturrilha no smith, por ser executado em pé e possibilitar a flexão total dos tornozelos proporciona a ativação dos três músculos ditos a cima.
O exercício para panturrilha além de proporcionar força, auxilia também em uma melhor circulação sanguínea.
Para melhores resultados deve-se exercer grandes cargas ao exercita-la, levando a fadiga e estímulos máximo, para isso, aconselha-se que faça os exercício para panturrilha primeiro, pois a energia e força ainda estão grandes para um bom treino.
Execução
Exercício para panturrilha no smit: Foi executado 4 séries de 10 a 15 repetições (chegando a máxima ou falha total) com carga alta.
- Manter a coluna ereta;
- Olhar para frente;
- Posicionamento da barra nos trapézios e deltóides;
- Abdômen contraído;
- Respiração correta;
- Meia ponta do pé sobre a base;
- Subir até a máxima flexão;
- Descer com cuidado e devagar.
Benefícios
Pode-se adquirir:
- Força;
- Aumento de massa muscular;
- Diminuição de gordura localizada;
- Boa articulação sanguínea;
- Belas panturrilhas.
Veja um pouco mais sobre exercício para pernas, clique neste link.
Veja minha execução no vídeo abaixo:
Exercício para desenvolver a panturrilha fortalecendo
➡ Se você ainda não pegou o PRESENTE, então, CLIQUE AQUI!
Deixe seu comentário, dúvidas… 😉